Cuidados com a saúde oral durante a gravidez

Setembro 24, 2021

A gestação é uma altura muito importante e sensível na vida de uma mulher. Para zelar pela saúde do bebé, muitas mães acabam por ficar com medo de fazer certos tratamentos dentários, mas nós estamos aqui para ajudar.

Se planeja engravidar, a melhor época para procurar um dentista é antes do início da gestação para avaliar o estado geral ou corrigir alguma situação que possa levantar problemas durante a gravidez, como a extração de um ou mais sisos. No caso de já estar grávida, o indicado é fazer um check-up dentário o quanto antes.

Contudo, no primeiro trimestre da gravidez não é conveniente avançar para intervenções muito invasivas como extrações de dentes ou desvitalizações. Durante a gravidez procura-se prevenir eventuais complicações orais e iniciar o tratamento de situações agudas, a concluir depois do parto.

A Ordem dos Médicos Dentistas de Portugal divulgou uma série de informações que desmistificam questões como o enfraquecimento dos dentes da mãe devido a perda de cálcio. Tal facto não acontece, pois, o cálcio está presente nos dentes da mãe, de forma estável e cristalina, não sendo disponível para a circulação sistémica.

Algumas situações são comuns na saúde oral durante a gravidez, especialmente a partir do segundo trimestre e que merecem atenção, como por exemplo, as lesões vasculares edematosas nas gengivas, designadamente epúlides gengivais gravídicas. De causa hormonal, estas lesões têm maior incidência e gravidade na presença de bactérias. Torna-se por isso muito importante tomar medidas que reduzam a placa bacteriana e o tártaro, tais como a escovagem eficaz, o uso do fio dentário e/ ou escovilhões, as destartarizações regulares e a utilização de antimicrobianos orais como o elixir.

O aumento da resposta inflamatória do organismo, fruto de alterações hormonais durante a gravidez, favorece o rompimento dos vasos sanguíneos nas gengivas e o aparecimento da gengivite e doença periodontal. Por isso é fundamental visitar o dentista logo que surgir algum sintoma ou situação de incomodo.

Como manter a saúde da sua boca durante a gestação?

– Evite a ingestão excessiva de alimentos salgados e doces, que favorece o aparecimento de cáries

– Lave os dentes com mais frequência, usando o dentífrico mais adequado à sua condição oral (definido em cada caso pelo médico dentista). Não esquecer o fio dentário e o elixir

– Se mantenha informada e procure ajuda aos primeiros sintomas

– Faça os possíveis para evitar a criação de ambientes ácidos na boca. No caso de ter vómitos, uma boa solução poderá ser bochechar de seguida com água e uma colher de chá de bicarbonato de sódio ou usar um elixir com flúor.

– Mantenha uma alimentação equilibrada.