Causas do mau hálito e como prevenir

Setembro 29, 2021

Trata-se de um odor desagradável que é eliminado através da cavidade oral. Em quase 95% das vezes, tem origem diretamente na boca, tendo como causas problemas na gengiva e na língua.

Pesquisadores já descobriram mais de 40 causas para a halitose, entre as principais estão a higiene oral inadequada, um agravante para o problema, pois permite que restos de alimentos se acumulem entre os dentes, na língua e na gengiva.

Outro fator que pode provocar a halitose é a chamada saburra lingual, camada branco-amarelada que se deposita na superfície da língua. Formada por restos de comida, bactérias e células descamadas da boca, a saburra em si é um acontecimento normal, mas quando ocorre o acúmulo no fundo da língua pode causar fortes odores. A placa bacteriana (ou biofilme), que se forma naturalmente na boca, é outra condição que contribui para o mau hálito

O acúmulo de bactérias que provoca o mau hálito é causado, muitas vezes, pela falta de uma rotina completa de higiene oral. Em ocasiões raras, o mau hálito pode ser sinal de uma condição médica mais grave, por isso, é importante que não ignore o problema e procure um médico dentista se o problema continuar.

O mau hálito pode ser provocado por diversos fatores, entre eles podemos mencionar:

– Tabagismo;

– Alguns tipos de alimentos, como o alho;

– Dietas restritivas;

– Boca seca, quando falta saliva para eliminar o excesso de partículas de alimentos;

– Infeções, pois o mau hálito pode sinalizar infeções em alguma parte do organismo;

– Stress;

– Mudanças hormonais;

Como prevenir o mau hálito:

– Lavar os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia;

– Uso diário do fio dentário;

– Mantenha-se hidratado;

– Utilizar enxaguante bucal sem álcool;

Leave a Comment

Translate »