
O acompanhamento profissional para o desenvolvimento dos dentes das crianças é importante desde o surgimento do primeiro dente de leite. Esta é uma fase na qual já se pode fazer a primeira consulta com um odontopediatra.
Conforme os dentes aparecem, é recomendado que os familiares observem se há algum tipo de problema que possa interferir na respiração, mastigação e até na fala das crianças. Em alguns destes casos, pode ser necessário fazer alguma intervenção para melhorar a qualidade de vida dos miúdos.
Os tratamentos ortodônticos implementados na infância e adolescência, tem como objetivo beneficiar de uma fase em que o desenvolvimento ósseo e as arcadas dentárias ainda não estão consolidadas para corrigir problemas.
Por essa razão, nesta fase é mais fácil provocar um correto alinhamento dos dentes e maxilares. É também mais provável identificar problemas ainda subtis, com potencial para agravarem com o tempo.
Mesmo que o uso do aparelho seja recomendado a partir dos seis anos, ou quando a criança já perdeu a maioria dos dentes de leite e os definitivos já começaram a crescer, bem antes disso os pais mais atentos já podem perceber alguns sinais de que algo não vai bem com os dentes dos filhos.
Os sinais são:
- Diastema
- Respiração pela boca
- Mordida aberta
- Mordida Cruzada
- Apinhamento Dentário
- Perda precoce ou tardia os dentes de leite
Quando observarem esses sinais, o médico dentista deve ser procurado para indicar o melhor tratamento ortodôntico para a criança.