Cuidados pós-operatórios dos implantes dentários

Outubro 9, 2021

O implante dentário é um dispositivo formado por um pino de titânio e uma coroa, que apresenta o mesmo aspeto, funcionalidade e resistência de um dente natural. Foram criados para ter grande durabilidade e dar conforto e segurança ao paciente na hora de mastigar e falar.

Um implante dentário permite substituir um dente natural, podendo ser colocado no osso do maxilar superior ou inferior permitindo suportar forças tal como acontece com os dentes naturais. Podem ser utilizados para substituir qualquer um dos dentes (incisivos, caninos, pré-molares ou molares), desde que haja sustentação óssea, ou, então, para substituir vários dentes ou mesmo para a substituição de uma dentadura completa.

Para sua colocação, é necessária uma cirurgia, em que é aplicada uma anestesia local, podendo durar de uma a duas horas. Há cuidados que são recomendados pelos implantologistas para que a cirurgia corra da melhor maneira possível. É importante que se saiba que não há qualquer tipo de patologia na boca do paciente como anomalia ou mazela (o excesso de tártaro, por exemplo, pode ser impeditivo paara a realização da cirurgia).

Para que tudo seja feito com segurança, a recuperação seja rápida e a cicatrização ocorra sem contratempos, é fundamental ter atenção, também, aos cuidados pós-operatórios.


1- Repouso nos primeiros dias para evitar sangramentos, edemas e infeções;

2 – Uso dos medicamentos prescritos;

3 – Higiene oral adequada, é recomendado fazer uma limpeza mais suave nas primeiras 72 horas — sem realizar qualquer tipo de bochecho. Evite passar a escova no local operado;

4 – Aplicação de compressas frias para reduzir dor e inchaço;

5 – Alimentação líquida e fresca, evitar bebidas ácidas e com gás;

6 – Não fumar;

7 – Não apanhar sol;

8 – Evitar assoar o nariz;

9 – Evitar atividades físicas por 10 dias;

10 – Não consumir bebida alcoólica

Leave a Comment

Translate »